domingo, 30 de janeiro de 2011

Falando do Profissional "Professor"

Tive a oportunidade de rever com esse trabalho os meus estudos sobre o professor como profissional prático reflexivo. Profissional este, que está sempre em cntato com outros profissionais que lê, observa para entender melhor o aluno, sujeito de sua  açãoreflexiva.Isso significa dizer, que ser reflexivo, na sociedade atual, não se trata apenas de ter conhecimentos, pois envolve mecanismos mais amplos. Em outras palavras, podemos dizer que ser reflexivo é construir indagações constantes daquilo que se faz, sobre o que faz e como faz.

5 comentários:

  1. È isso ai menina Vimos que a reflexão é o fundamento da prática eficaz está voltada aos interesses e às necessidades dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. O professor reflexivo analisa a sua prática e avalia o seu trabalho com o objetivo de promover constantes melhorias na educação.
    A educadora portuguesa Isabel Alarcão diz que: "A escola precisa pensar continuamente em si própria, na sua missão social e na sua organização."
    O professor que tem esse pensamento está muito mais sensível às necessidades educacionais dos seus alunos.

    ResponderExcluir
  3. A cada dia que passa a cada olhar sobre e para a educação, percebe-se que os profissionais do ensino são mais cobrados. São cobranças que derivam desde a eficácia do seu trabalho, bem como exigências quanto a uma formação mais sólida e representada por títulos acadêmicos.
    Para Rubem Alves, há uma distinção entre professor e educador, ao afirmar que, “professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda uma vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança” (apud FERACINE 1998, p. 50).

    ResponderExcluir
  4. Pensar é começo da mudança. Todo ser, porque é imperfeito, é passível de mudança, progresso, aperfeiçoamento. E isso só é possível a partir de uma reflexão sobre si mesmo e suas ações. A avaliação da prática leva a descobrir falhas e possibilidades de melhoria. Quem não reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional.

    ResponderExcluir
  5. A ação reflexão e ação é "a bola da vez" para a gestão democrática. Somente através de um trabalho de reflexão o gestor pode rever suas ações e que resultados tem obtido de sua equipe e apartir daí traçar planos de ação para e com sua escola.
    (PARABÉNS PELO BLOG SÔNIA)

    ResponderExcluir