segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

GESTÂO DEMOCRATICA

“A expressão gestão escolar em substituição à administração escolar, não é apenas uma questão semântica. Ela representa uma mudança radical de postura, um novo enfoque de organização, um novo paradigma de encaminhamento das questões escolares, ancorados nos princípios de participação, de autonomia, de autocontrole e de responsabilidade”. (ANDRADE, 2004, p. 17).

6 comentários:

  1. Mesmo que seja de forma supervisionada, mas tem que ter! A única maneira de se medir o potencial de um gestor é dando a ele a oportunidade de decidir. Com isso será possível determinar até onde ele será capaz de chegar

    ResponderExcluir
  2. Para isso a autonomia na gestão é fundamental. Mas como dizem por aí, um grande poder demanda uma grande responsabilidade

    ResponderExcluir
  3. Vale ressaltar que a gestão democrática do ensino público exige que os projetos e as ações sejam elaborados e executados com mais transparência, para que todos possam ter conhecimento e participem do processo administrativo da escola.

    ResponderExcluir
  4. Olha Sônia eu concordo com o que você menciona acima. O que tenho acompanhado é muitos dizer que está fazendo gestão democrática como se tal feito fosse como escrever na lousa, como se fosse apenas utilizar uma nova nomenclatura, não se atem para o real significado do desenvolvimento do trabalho, assume uma postura autoritária para uns e de bonzinho para com outro, realiza umas reuniões com os pais colocando-os para opinar em decisões superfluas, solicita a opinião de alguns professores e maqueiam a gestão participativa. Para que essa democracia aconteca com seriedade é preciso antes de mais nada esclarecimentos para todos os atores escolar, desde os pais dos educandos até o próprio gestor.

    ResponderExcluir
  5. Não há qualidade social na educação sem a implantação da gestão democrática “Hoje, a qualidade que defendemos é a qualidade social, fruto de muito trabalho e luta de grandes pensadores da esquerda brasileira na década de 90. É uma qualidade na educação que pressupõe compreender e agir diante das pessoas como sujeitos de direitos”, defende o deputado deputado federal Iran Barbosa (PT/SE)Essa palestra significou muito para aqueles que ainda tina duvidas sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. A gestao democratica depende de todos na teoria, mas aqueles q podeme e devem mudar para coloca-la em pratica, só querem saber de si mesmos.

    ResponderExcluir