domingo, 30 de janeiro de 2011

O GESTOR DEVE FICAR APENAS NO PENSAR? OU È PRECISO AGIR COMO SÉRIA ESSE AGIR:

Para  adquirir competências é necessário agir  e que essas ações sejam voltadas á construção de novos conhecimentos, buscando nesse processo de metacognição, efeitos de sua atuação na aprendizagem efetiva e eficaz do profissional.

9 comentários:

  1. O pensamento é inerente do ser humano, se ele não pensa, está morto.
    Pensar nos dar a possibilidade de refletir sobre nossas ações, nossos desejos, nossos problemas e nossa vida.
    Para agir é preciso, antes de tudo, pensar. Pois é através do pensamento que planejamos, que construimos nossos sonhos e que traçamos metas e criamos estratégias para atingirmos os nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  2. Os estudo em torno das estratégia de formação esclarecem sempre que toda forma de conhecimento deve ter como foco a necessidade de não centrar os esforços só na teoria ou na utilização de recursos técnicos, pois a formação do indivíduo se dá através da relação dialética entre teoria e prática, acontece através de um processo de reflexibilidade crítica, o que pode possibilitar construções permanentes da identidade pessoal do professor( NÓVOA, 1995:73).

    ResponderExcluir
  3. De a cordo o depoimento de luiza Andrade(08.2008) edção especial nova escola. O assunto são normas educacionais, os desafios dos diretores começam desde o primeiro instante em que entram na escola. Ao assumir o cargo, já é preciso conhecer os estatutos estaduais e municipais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação, o Plano de Desenvolvimento da Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente e alguns capítulos da Constituição Federal. A tarefa não é simples e, ao ler cada artigo e parágrafo, há que se ter em mente que a finalidade de todos é uma só: garantir que os alunos aprendam.

    ResponderExcluir
  4. Se toda ação leva a uma reação, logo o pensar é o fio condutor para o agir.Agir com ponderações e planejamento, diálogo,pois todo ser pensamente esta imerso de valores, ideologias, ser astuto, sim por que não.Logo para gestorear é preciso acima de tudo"SABER CONVIVER COM PESSOAS", que fazem parte do seu campo de atuação.

    ResponderExcluir
  5. Pensar em nossa vida é imprecindivle como colocou Tanda, sempre ao final do dia não a como uma pessoa po a cabeça no travesseiro e não pensar em sua ação. Então todo e qualquer profissional vai ter seu momento de reflexão do que ele fez para adquirir bons resultados no seu trabalho e o que poderá ser feito para posteriores mudanças e melhorias.E deve sim não ficar apenas no pensar como irá fazer e sim pensar e fazer, agir com reflexão e de que maneira está agindo, será que está agindo certo?ou o que os outros profissionais estão percebendo em sua ação? Todo e qualquer pensamento vale, só nao vale se ficar apenas no pensar, a chave do sucesso é ação.

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas o pensar que refiro é o do gestor.O saber filosófico tem papel importante e, até certo ponto,necessário, na ação do Gestor Escolar, principalmente na Gestão da Escola Pública. O Gestor deve saber e compreender, além da importância e do significado da educação para a vida e a organização de um povo, de uma sociedade moderna e de classes, o que pensam, desejam e sentem os profissionais que com ele trabalham, em especial os professores.

    ResponderExcluir
  7. “repensar a escola como um espaço democrático de troca
    e produção de conhecimento que é o grande desafio que
    os profissionais da educação, especificamente o Gestor
    Escolar, deverão enfrentar neste novo contexto
    educacional, pois o Gestor Escolar é o maior articulador
    deste processo e possui um papel fundamental na
    organização do processo de democratização escolar.”
    (ALONSO, 1988, p. 11).

    ResponderExcluir
  8. A escola como instituição social educativa, tem como função primeira a formação do cidadão para participar conscientemente da sociedade em que vive. Neste propósito, a instituição educativa tem compromisso com a construção de um projeto político pedagógico que, cumprindo a sua finalidade social, resgate a credibilidade do ensino público, o que se dará como conseqüência de seus profissionais que, organizados coletivamente, possibilitem a integração critica do indivíduo ao seu meio, permitindo-lhe acesso aos conhecimentos já construídos e propiciando a elaboração de novos conhecimentos

    ResponderExcluir
  9. Partimos da fundamentação que o papel do professor está sendo
    considerado como um mediador da aprendizagem, portanto cabe a ele tomar consciência das características do seu agir em cada situação,de suas
    responsabilidades, das singularidades
    alunos e as decisões tomadas
    possam ser pautadas dentro de sua realidade e possibilidade circunscrita no
    essa parte do profissional
    professor

    Ana Paula Medeiros

    ResponderExcluir